• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 criado por V&G mkt digital.

           As habilidades sociais são a capacidade que uma pessoa tem para expressar seus desejos, opiniões, sentimentos e atitudes de forma adequada, tanto no contexto social e familiar, como no profissional.

          Quando dizemos "adequado", nos referimos ao fato de respeitar as normas de comportamento dos demais, ou seja, a pessoa consegue se expressar nas distintas situações, sendo coerente com o que é, mas sem causar mal-estar nos demais.

          Por exemplo, as pessoas ficam bravas e nervosas, isso não é nenhum distintivo de caráter. Mas saber quando e por que ficar bravo, com quem e com qual intensidade é o que separa as pessoas com habilidades sociais das demais.

Além disso, o habilidoso social tem uma grande capacidade para resolver conflitos de forma rápida e natural, o que ajuda a minimizar o risco de problemas futuros.

          Quem tem as habilidades sociais bem desenvolvidas, sabe que cada ambiente pede uma forma específica de atuar, já que os contextos são distintos e as pessoas também. Além do mais, reconhece que sua linguagem não verbal é tão importante quanto o que se diz.

          Tipos de habilidades sociais

Há seis categorias de habilidades sociais, segundo os estudiosos do tema. São elas:

  • habilidades assertivas: saber se manifestar com equilíbrio, reconhecer erros e lidar com críticas.

  • habilidades comunicativas: saber como começar conversas, responder perguntas e elogiar os demais.

  • habilidades empáticas: saber se colocar no lugar do outro, reconhecer seus sentimentos e necessidades.

  • habilidades de sentimento positivo: saber ser solidário e criar vínculos de amizade.

  • habilidades de civilidade: saber agradecer, apresentar-se e despedir-se.

“As habilidades sociais podem parecer muito complicadas, porque nelas se misturam os sentimentos, as crenças, os valores e um grande repertório de estratégias com as quais uma criança deve conseguir sobreviver e alcançar de forma saudável o seu caminho social e emocional”.