• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 criado por V&G mkt digital.

                                                           -6 a 9 anos-

              O mundo encantado do Eu

  • Iniciação aos conhecimentos e experimentação da prática de mindfulness.

  • Estimular através de práticas com mindfulness, sensação de bem estar, concentração, trazer para o concreto e atenção.

  • Mensurar e trabalhar habilidades, emocionais, cognitivas, sociais e éticas,

  • Facilitar o desenvolvimento do autoconhecimento e empatia.

  • Auxiliar em estratégias eficazes para lidar com situações problema e tomada de decisão,

  • Fomentar o cultivo das amizades.

  • Fomentar o desenvolvimento da comunicação não violenta.

  • Estimular o sentimento de amabilidade, amor a si mesmo e ao outro.

  • Sensibilizar pais, professores e gestores para a importância do tema.

Tempo sugerido das oficinas

1 hora aula de 1 a duas vezes por semana- Turno normal ou turno inverso. 

Número de participantes 

O tamanho do grupo deve ser adequado ao espaço físico e aos temas propostos, mas em geral deve ter entre 10 a 20 alunos.

Treinamento sistemático:  Tempo minimo de duração 3 meses 

 

Por que trabalhar o desenvolvimento da Inteligência Emocional no Ensino Fundamental I?

        Nesta e em todas etapas do desenvolvimento, é essencial, que a criança seja olhada e desenvolvida como um todo. Os educadores não podem negar a importância e a urgência do aprendizado emocional e comportamental, simultâneo ao ensino de conteúdos cognitivos. Pois os problemas de aprendizagem estão na maioria das vezes ligados a questões emocionais e cada vez mais presentes nas salas de aula.

As emoções negativas não reconhecidas, podem se tornar ações que inibem a percepção, a atenção e a memória e também são responsáveis pela evasão escolar, procrastinação, conflitos interpessoais e insegurança. As emoções positivas potencializadas geram motivação, perseverança, criatividade, interesse e colaboração.

          A falta de Inteligencia Emocional, decorre em problemas sérios nos alunos. O aparecimento de comportamentos inapropriados como brigas, desobediência, chamar atenção em sala de aula, tornam a convivência com os colegas e professores muito difícil. Os problemas se estendem a déficits nas relações entre pares, queda do rendimento escolar, e níveis baixos de bem estar.  Por vezes essas crianças com esse tipo de comportamento ainda não desenvolveram habilidades importantes de interação com o seu meio. A empatia e assertividade são duas delas.

         Desenvolver a Inteligência Emocional é altamente favorável para a construção pro-social e a harmonia do ambiente escolar, também já foi comprovado os efeitos positivos que as competências como por exemplo empatia,  causam no aluno, há uma melhora significativa na qualidade das relações, êxito escolar, resolução de conflitos, sensação de pertença e adequação. 

       As Práticas de mindfulness combinadas com a formação do autoconhecimento, são recursos disponibilizados dentro do programa para que a criança tenha um crescimento na aprendizagem de forma mais consciente e consistente. O aluno com deficits emocionais ou nas relações, não consegue aprender, por isso trabalhar com a prevenção do estresse escolar e de problemas emocionais são formas mais saudáveis de educação que a escola pode proporcionar ao aluno.